terça-feira, 6 de novembro de 2012

Portal Caiaba

Minha Temporada de Atualização na Europa Como sabem, já trabalho com azeites desde 2006, mas como acho que a vida é feita de constante aprendizado e experiências, estou sempre me atualizando profissionalmente. O lugar dessa vez, aliás, os lugares dessa vez foram Portugal e Itália. Em Portugal fui me especializar em Gestão de Marketing no Setor de Azeites, foi um curso realizado na Universidade de Évora (Portugal) em parceria com a Universidad de Jaén (Espanha) e Universidad de Andalucia (Espanha) , financiado pelo IOC (International Olive Council), ministrada pelos próprios reitores. Com cursos em espanhol e português, além de aulas práticas, eu era a única brasileira no Curso e fiz o possível para representar bem nosso país, até dei uma "aula" sobre nosso mercado e consumo no setor de azeites. Aproveitei Portugal também para passear, conhecer a gastronomia local e, lógico, visitar fazenda de azeites. Uma de minhas colegas do curso é dona do Quinta de São Vicente, e me convidou para visitar a fazenda e a fábrica. Eles produzem 6 Milhões de Litros ao ano, vendem no mundo todo e seu azeite é um dos mais famosos de Portugal. Conheci também muitos produtores locais, de cooperativas (principalmente da região do Alentejo) e tive a oportunidade de trocar experiências com muitas pessoas. Depois fui à Impéria - Ligúria, Itália, tirar meu certificado de Degustadora pela ONAOO (Organizzazione Nazionale Assaggiatori Olio di Oliva), uma das melhores do mundo e com aulas ministradas por grandes autoridades do mundo do azeite, entre eles Marcello Scoccia. Posso dizer que tirei meu diploma com louvor e grandes elogios! Já morei na Itália por quase 1 ano, morei para estudar e trabalhar com gastronomia pelo ICIF (Istituto di Cucina, Cultura ed Enologia delle Regioni d'Italia), mas essa região de Impéria ainda não conhecia e aproveitei para passear nas horas vagas e conversar com produtores e exportadores de azeite. Me disseram como está o mercado para a exportação, como será a qualidade da Safra desse ano e o que apostam para o futuro. Estamos todos otimistas! Creio que logo logo teremos mais azeites de qualidade por aqui e, junto com meus parceiros, procuro ensinar a todos a importância do consumo do azeite, tanto por ser muito benéfico para a saúde quanto por seu enorme valor cultural. As minhas aulas de Degustação de Azeite estão mais frequentes, o mercado está me procurando mais para informações e degustações, muitos produtores me procuram para entrar no mercado brasileiro e outros para consultoria de marketing. Isso é só um reflexo do crescimento na área e dos estrangeiros estarem cientes do crescente consumo de azeites aqui no Brasil, e estão apostando em nosso mercado. As dificuldades que eles encontram são basicamente as mesmas que outros também enfrentam: burocracia. Como sabem, azeite é muito bom para a saúde, é um investimento que fazemos em nós mesmos. Um grande dica que dou para ajudar outros a terem um estilo mais saudável também é dar azeites gourmets de presente, que tal? É uma saída simples para quem também está com vontade de inovar e ser criativo. Laura Reinas (Novembro de 2012) Link: http://www.caiaba.com.br/casos/laura_reinas_europa.php