quarta-feira, 11 de abril de 2012

Descobrindo os sabores dos azeites



Os segredos gourmets se tornaram mais claros para os apreciadores da boa gastronomia com orientação para certas harmonizações.
As degustações de vinhos foram o começo de grande leque de sabores que cerca a vida dos chefs e dos sommeliers e eventos para desvendar sabores e harmonias surgiram aos montes no Vale do Paraíba.
Seguindo essa mesma tendência, e repetindo o sucesso do ano passado, o Le Bistro, em Quiririm, Taubaté, promove o 'Olive Oil Dinner' no dia 19. Trata-se de uma noite harmonizada com bons azeites e menu especial.
Quem comanda o evento é a huile sommelier Laura Reinas que fala dos azeites e suas características, com a degustação de cinco azeites diferentes: francês, português, espanhol e dois italianos.

Experiências. O jantar harmonizado reserva uma noite de experiências ao paladar, no prato principal, por exemplo, uma posta de robalo cozido ao leite e azeite extra virgem, montada com um tapenade de azeitonas variadas e mel de azeite levemente apimentado sobre espinafre refogado ao azeite.
O vinho escolhido foi Humberto Canale, Sauvignon Blanc, Argentina, e a sobremesa brownie de chocolate amargo com tomates cristalizados e sorvete de azeite.

A expert. Laura Reinas se formou em Gastronomia pelo Senac e aprimorou seus estudos na Itália, onde pesquisou sobre a produção de azeites com renomados produtores e se especializou no tema.
No Brasil, além de palestras e workshops sobre o assunto, atua na empresa francesa Oliviers&CO.
Um dos 'mestres' de Laura na arte de saborear e desvendar os azeites foi Mauro Martelossi, um dos maiores especialistas em seleção e controle de qualidade e diretor da Congregação dos Mestres em Azeite, na Itália. Martelossi, que coleciona passagens pelo mundo gourmet brasileiro, foi um dos precursores na degustação e harmonização de azeites.
Jornal O Vale,11 de abril de 2012